Cuidado com o INCC

Bem, hoje decidi escrever um post breve mas que explique um pouco e de forma fácil um assunto muito importante pra quem comprou um imóvel ou está pensando comprar: o INCC.

O que é?

INCC – Índice Nacional de Custo da Construção. Esse índice mede a inflação do setor de construção civil, como o preço do cimento, do tijolo, da mão-de-obra e tudo que estiver relacionado, variando em seu percentual todos os meses.

Como funciona?

O INCC incide em todos os valores do imóvel que você adquirir: parcelas à construtora, intercaladas e valor a ser financiado.

Exemplo: Digamos que você comprou um imóvel na planta, ele ainda está sendo construído e você irá pagar 30 parcelas de um valor x à construtora, esse valor sofrerá um aumento mensal devido ao INCC. Quando o seu apartamento estiver pronto e você for financiar com o banco o restante do valor que falta, o saldo devedor que você tinha para ser financiado não será mais o mesmo, pois, durante esses 30 meses que você estava pagando à construtora, o INCC também incidiu mensalmente em cima desse valor e agora você tem um um saldo devedor a ser financiado muito maior do que antes.

O que fazer?

Bem, como não sabemos a porcentagem de juros ao certo que irá incidir em cima do valor do imóvel, pois esse índice varia mensalmente, a dica é sempre que puder, ir amortizando o saldo devedor a ser financiado. Você pode também ir juntando dinheiro enquanto está pagando à construtora até resolver o financiamento com o banco, assim, você evitará um susto maior e terá uma reserva de dinheiro boa para diminuir o valor que irá financiar.

Confira a variação do índice nos últimos 18 anos http://www.escgaspar.com.br/incc.htm

Espero que esse post tenha esclarecido rapidamente a importância e o cuidado que devemos ter com o INCC.

Comentem com informações adicionais 😉 Beijos.

Anúncios

Decorando 50m²

Olá pessoal,

Quero pedir desculpas pelo tempo que estive ausente aqui no blog, pouco mais de 1 mês. Mas, posso tentaaar explicar, hehe xD Final do ano tem muuuuito job na agência onde trabalho, tem todas as confraternizações de amigo secreto, tem Natal, tem Ano Novo, tem viagem…e por isso, eu não tive muito tempo pra postar.

Mas, não se preocupem, estou de volta o/

Bem, o post de hoje trará algumas dicas na hora de decorar um apartamento pequenininho, assim como vai ser o meu xD

Móveis planejados – Para aproveitar bem o pequeno espaço que você terá, ou já tem, no seu cafofo, o ideal é contratar uma loja de móveis planejados para fazer um projeto pra cada ambiente. Essa opção pode sair, às vezes, um pouco cara pra quem não dispõe de tanto dinheiro no momento. Então, a alternativa é contratar um marceneiro para fazer os móveis.

Espelhos – Uma dica super importante para ampliar o ambiente é a utilização de espelhos. Criar uma parede de espelhos na sala de jantar, por exemplo, nos traz a ilusão de um espaço maior do que o real. Outra ideia para a utilização de espelhos, são os guarda-roupas com portas espelhadas.

Cores claras – As cores claras “abrem” o ambiente, deixando-o mais clean e com impressão de mais amplo, enquanto que as cores escuras “fecham”. Invista nas cores escuras apenas nos detalhes, objetos de decorção, almofadas, ou um pouco mais ousada, no próprio sofá, por exemplo.

Cortinas transparentes – Essas são as mais indicadas, pois, permitem melhor a entrada da luz, criando um efeito “expansivo” permitido pela luminosidade.

Linhas horizontais – Painéis de televisão ou texturas de parede com linhas horizontais dão a ideia de amplitude ao ambiente. Ideal para espaços pequenos. Mas, cuidado para não exagerar e acabar achatando o ambiente.

Mesinha lateral – Se a sua sala for muito pequena e não houver espaço para colocar um centro, opte pela mesinha lateral. Ocupam menos espaço e deixam o ambiente charmosinho.

Sem puxadores – Isso mesmo, sem puxadores. Prefira o recuo nas gavetas, criando um tipo de puxador embutido. Essa opção barateia o projeto e ainda criam linhas horizontais que ampliam o ambiente.

Portas de correr – Uma dica importante são as portas de correr, elas podem ser utilizadas nos guarda-roupas e economizam espaço.

Prateleiras – Elas podem ser utilizadas em todos os ambientes: sala, cozinha, quartos e banheiro. Ideal para espaços onde não é possível colocar armários. Na cozinha podem ser utilizadas para colocas os temperos e utensílios de maior uso. Na sala e nos quartos servem para objetos decoração e/ou livros. E no banheiro, para toalhinhas e produtos utilizados diariamente. Porém, cuidado, a utilização de muuuitas prateleiras podem acabar “fechando” o ambiente.

Espero que essas dicas ajudem vocês na hora de mobiliar e decorar o seu apartamento.

Beijos e comentem com outras dicas! 😉