Primeiros passos para comprar um imóvel

Tá todo mundo me perguntando sobre o processo de se comprar um ap, de quanto precisa de dinheiro, que é muito caro e blá blá blá.

Então, decidi esclarecer algumas coisinhas pra vocês.

Bem, para você saber os valores para comprar um ap, você deve utilizar o simulador de habitação da caixa http://ow.ly/fLERy.

Nele você precisa preencher todos os dados necessários utilizando sua renda ou sua e do seu parceiro juntas, lembrando que deve-se colocar o valor da renda bruta, sem os descontos de INSS, plano de saúde e os demais benefícios do trabalhador.

Após o preenchimento dos campos clique em avançar e depois em TAXA BALCÃO e observe que ele vai lhe dá o valor de entrada e o valor do financiamento.

O valor da entrada é o que você paga a construtora, já o valor do financiamento você irá pagar à Caixa após a construção do imóvel, quando sai o habite-se*.

Você comprando o imóvel na planta, a entrada pode ser paga da seguinte forma: ela é dividida em sinal + parcelas durante a construção.

Assim, no ato da compra, você paga à vista o sinal, cerca de 30% do valor da entrada. E, durante a obra, 24 meses, 30 meses, depende de cada empreendimento, você paga o valor restante da entrada, dividido pelos meses. Nesse período, existem intercaladas, valor maior que as parcelas mensais que normalmente é pago anualmente durante a construção do imóvel.  Uma forma de anular as intercaladas é aumentando o valor da parcela mensal.

Só no término da construção do imóvel, quando sai o habite-se, que você precisa pagar o valor do financiamento à Caixa, montante restante do valor total do imóvel.

O pagamento à Caixa consiste em parcelas decrescentes e pode ser realizado durante 300 meses (25 anos), 360 meses (30 anos) depende do imóvel, podendo ter o prazo diminuído de acordo com as suas condições. Por exemplo, quando você for fechar o financiamento com a Caixa, você pode pagar um valor mais alto para abater no valor total do financiamento.

Essas são as principais etapas no processo de compra de um imóvel.

Espero que tenha ajudado vocês. Comentem!

 
*habite-se: documento emitido pela prefeitura onde o imóvel se localiza, no qual comprova que o empreendimento foi construído de acordo com a legislação e pode ser habitado
Anúncios

6 thoughts on “Primeiros passos para comprar um imóvel

  1. Ótimo post! 🙂

    Eu queria fazer algumas observações, baseada na minha experiência com imóvel USADO (compramos um imóvel há pouco mais de 1 ano). Como tu fizestes simulação na CAIXA, deve ter visto que há diferenças…

    A primeira é que os juros para imóveis novos geralmente são menores.

    Outra dica que eu dou é simular o financiamento de diversas formas, pois interfere na taxa de juros – a principal responsável pelas parcelas. E, assim que possível, use o FGTS! 😉

    Outra coisa a se observar é que dependando do tempo de financiamento – 20, 25 ou 30 anos – o valor mínimo de entrada também muda – 80% ou 90%. Isso é importante pois nem sempre o valor que você paga à construtora (ou à corretora que no nosso caso foi intermediadora) é suficiente para “cobrir” o valor mínimo de entrada da CAIXA – pois são raros os casos em que financiam 100% do valor do imóvel.

    Vale observar também se você se enquadra no “Minha Casa, Minha Vida”, que tem taxas diferenciadas MAS é muito limitada ao valor máximo do imóvel E a sua renda bruta.

    Quanto maior a renda, maiores as taxas de juros. Em compensação, é maior o seu poder de compra. Se você der entrada com uma renda baixa, suas taxas serão menores mas, para pegar um imóvel de 100 mil, é provável que seja preciso dar uma entrada muito alta, pois as parcelas do financiamento estão limitadas a 30% da sua renda, se não me engano.

    Mais uma coisa: os impostos! Ninguém fala deles, ninguém sabe informar exatamente quanto você terá que pagar (no nosso caso, a corretora não informava claramente, era tudo vago…). Enfim, com uma pesquisa rápida você encontra o ITBI e a taxa da escritura (que varia de acordo com o valor do imóvel – quanto maior esse valor, maior a taxa). O ITBI leva em consideração o valor que deu de entrada + valor do financiamento (Ex: 2% em cima do valor de entrada + 1% no valor financiado). Isso é só um exemplo de %! 😉 E, nesse caso, se o imóvel é de 150 mil, você terá que pagar R$ 2.000,00 só de ITBI! A boa notícia é que no caso do PRIMEIRO IMÓVEL, há desconto de 50% em algumas taxas! Fiquem atentos nisso! No nosso caso nos “empurraram” um boleto e nele NÃO constava esse desconto. Se não tivéssemos pesquisado, teríamos perdido uns R$ 1.000,00 nessa história! =O Eu recomendo ter disponível uns 5% do valor do imóvel só para as taxas.

    Desculpa o comentário longo, mas é que eu já imaginava montar um “Guia de sobrevivência para compra de imóveis” depois da saga que passamos! 🙂 Pois muito do que passamos não é tão divulgado… E há prazo para tudo. Se não tiver o dinheiro disponível, pode demorar para enfim pegar a tão sonhada chave! 😉

    PS.: As informações que eu dei podem estar desatualizadas! Nada substitui uma boa pesquisa! 😀

  2. É Shi, é que não quis deixar o post muito longo pra pessoas não desistirem de ler. Mas vc fez um ótimo comentário, vai ajudar outros leitores também.
    Sabemos que se paga à Caixa cerca de 5% do imóvel, uma amiga minha pegou o dela agora e me falou e tal.
    E, o FGTS, a moça da construtora nos esclareceu que pode ser usado quando for financiar com a Caixa para abater no valor total.
    Agora esse desconto de 50% na compra do primeiro imóvel eu não sabia que existia, adorei a notícia o/

    Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando o blog 😉

    Bjs =*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s